Programas tv

Atlântida - Açores

Pesqueiro Velho - Ribeira Chã

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Pesqueiro Velho - Ribeira Chã

Episódio 8 de 26 Duração: 90 min

Ribeira Chã é considerada a "Freguesia-Museu", a mais pequena do concelho da Lagoa na ilha de São Miguel. Mesmo à beira-mar há sempre um cheiro ao perfume da terra, às flores e aos aromas da boa cozinha tradicional. Uma espécie de pequeno paraíso comunitário rasgado pela natureza mas que o homem soube prolongar e preservar com seus modernos equipamentos sociais, culturais e desportivos.
A Ribeira Chã, sobranceira ao mar, entre Água de Pau e Água d`Alto, é uma freguesia modelo, de espírito verdadeiramente comunitário, onde se guarda o que de mais puro tem o património tradicional, um conceito de desenvolvimento moderno e integrado, singular e universalista.
Uma obra notável que nasce da visão e persistência do Padre João Flores, natural da Fajã dos Vimes, ilha de São Jorge, que ergueu, com toda a população um conjunto de infraestruturas sem precedentes, e que hoje, constitui orgulho de todos os açorianos.
Sábado, dia 18 de Julho de 2020, numa emissão gravada no "Pesqueiro Velho" à beira-mar, bem junto, aos "merendários" do Pisão, o "Atlântida" apresenta um retrato da Ribeira Chã de hoje, com várias convidadas, entre elas, a Directora Regional do Turismo, Marlene Damião; a Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto; a Presidente da Junta de Freguesia, Vitória Couto, bem como o Pároco, João Furtado.

Não faltarão o melhor do seu diversificado artesanato, a melhor tradição gastronómica micaelense, os sabores de licores e doçaria e a música do "Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz" da Lagoa e da fadista e escultora, Cristina Maria.

Ficha Técnica

Título Original
Atlântida Açores 2020
Autoria
Apresentação de Sidónio Bettencourt
Ano
2020
Duração
90 minutos
Série
19