Programas tv

Atlântida - Açores

Praça do Infante - Horta

Géneros

  • Artes e Cultura

Informação Adicional

Praça do Infante - Horta

Episódio 9 de 26 Duração: 90 min

Cidade de encantos vários, presépio do Atlântico Norte, a cidade da Horta acompanha os tempos da modernidade configurando ao passado um estatuto de consolidação para o futuro. Cidade Mar, por natureza, este ano não vai poder viver a sua "semana" maior, pioneira no contexto das festas concelhias de verão que animam os Açores. Uma festa que remonta a 1975 aquando da regata Portsmouth-Horta que se tornou num verdadeiro emblema de cariz social, cultural e desportivo com projeção internacional.
Mas a Horta tem novos motivos de interesse, novos recantos, para mostrar e ouvir alguns dos factos que enriquecem a história do Atlântico Norte.
Requalificado e inaugurado no 187º aniversário da cidade que se assinala a 4 de Julho, o mítico Largo do Infante vai ser o palco do próximo Atlântida, já no próximo sábado, dia 1 de Agosto, de 2020 às 16h (hora dos Açores), e por onde passarão várias personalidades e artistas que nos ajudam a perceber a importância daquele espaço de convívio e lazer que ao longo de anos sofreu várias alterações sem perder características e identidade.
O "Jardim da Praça do Infante" data de 1897, sofrendo ao longo dos tempos diferentes configurações, especialmente em 1926 a quando da ocorrência de um devastador sismo que afetou sobremaneira ilha do Faial.
Jardim, Largo e Praça, são expressões que o tempo e a memória não apagam, incluindo a pioneira designação de "Largo de Neptuno".
São vários os convidados, entre eles, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, José Leonardo Silva, o escritor Victor Rui Dores; o Presidente do Clube Naval da Horta, José Decq Mota; Jorge Diniz, grande dinamizador da homenagem a João Carlos Fraga e autor do livro "Salpicos"; Luís Paulo Garcia, e Eduardo Duarte, proprietários dos históricos Cafés, Volga e Internacional, bem como, outras personalidades da vida cultural da cidade.
Não faltará uma proposta de sabor gastronómico; a animação musical do maestro Filipe Fonseca e seus convidados do projeto "Marés em 9 Cantos" e o Grupo de Chamarritas "Roda Cheia" da ilha do Faial.
O "Atlântida" é um programa da RTP Açores para a RTP Madeira e RTP Internacional, com produção de Victor Toste, realização de Victor Pimentel e apresentação de Sidónio Bettencourt.

Ficha Técnica

Título Original
2020
Autoria
Apresentação de Sidónio Bettencourt
Ano
2020
Duração
90 minutos
Série
19