Programas tv

Atlântida Açores 2021

No

Géneros

  • Entretenimento

Informação Adicional

No "Jardim" da "Vila"

Episódio 17 de 26 Duração: 90 min

Chegaram da povoação à procura dos melhores terrenos, menos íngremes, férteis e à beira-mar.
Depois de Vila do Porto é a mais antiga vila do arquipélago dos Açores: Vila Franca do Campo, fundada por Gonçalo Vaz Botelho, no século XV e onde durante dois séculos residiram os Capitães Donatários.
Na primeira capital da ilha de São Miguel encontramos a cada passo elementos referenciadores da sua importância histórico-cultural.
Em 1522, Vila Franca do Campo foi abalada por um fortíssimo terramoto que lhe retirou a pujança que até então detinha. Mas, mesmo assim, a Vila soube superar aproveitando as condições naturais e, sobretudo, o crer e a tenacidade do seu povo.
Do jardim Antero der Quental, outrora largo ou jardim D. Luis, vamos conhecer, um pouco mais desse passado e a vivacidade da sociedade actual.
São vários os convidados como Graça Melo, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo; Pedro Paulo Câmara, escritor que nos falará de aspectos da vida e da obra de um dos filhos maiores da terra, Armando Cortes Rodrigues, amigo de Fernando Pessoa - poeta, cronista, dramaturgo e etnógrafo, que fez parte do movimento da revista Orpheu -; o historiador, José Maria Teixeira Dias; Laura Brandão, da Associação Desportiva que nos aborda a sua envolvência artística nas Marchas de São João da Vila e a artistas plástica, Andreia Sousa, fundadora da associação "Talentos Salgados".
Com Lena Goulart, faremos o percurso a "Rota das Olarias" com quatro destacáveis pontos obrigatórios: a olaria-museu, Mestre António Batata; a olaria, João Rita, o forno- museu, Manuel Jacinto Carvalho e a olaria, Mestre José Batata.
Animação musical com a jovialidade de Marina Rainha, e o consagrado João Moniz, e os sabores gastronómicos do restaurante " Estrela-do-Mar" na qualificada tradição da família" O Jaime".

Ficha Técnica

Título Original
Atlântida Açores 2021
Produção
RTP AÇORES
Autoria
Apresentação de Sidónio Bettencourt
Ano
2021
Duração
90 minutos
Série
20