Programas tv

Tua Dele: A Linha da Obsessão

Tua Dele: A Linha da Obsessão

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Documentário de Ricardo Clara Couto sobre a construção da central hidroelétrica da barragem do Tua

Uma viagem ao Tua entre o drone e os gabinetes, as preocupações ambientais e a memória, a política e o abandono, a obsessão e as referências poéticas do arquiteto que moldou a sua paisagem sem a transformar.
Território: Tua e a sua envolvência, uma região em risco de ficar ainda mais deserta, a vontade de várias autarquias e um passado romântico ligado à linha (desativada) dos caminhos de ferro.
A EDP ganha o concurso para construir uma massiva barragem, mas nem todos concordam. Protestos são originados e a questão acaba na UNESCO que manda interromper uma obra colossal sob argumentação de que pode interferir com uma área que é Património Mundial.
É preciso conseguir o verdadeiro Ovo de Colombo. Apresentar um projeto que, em simultâneo, resolva o problema junto da UNESCO, sirva os interesses dos concelhos e as insuficiências energéticas da região, e, last but not the least, verdadeiro "pormaior" que agrade ao povo.
Entra o arco do nosso protagonista, prémio Pritzker, arquiteto Souto Moura e, na jornada do herói, são secundários profundamente relevantes os seus fantasmas e obsessões, de Picasso a Miles Davis, das casas da Mesopotâmia a um amplificador que há muitos anos desenhou para um amigo, das Variações de Gould aos seus poetas favoritos em busca da perfeição.
Um documentário em 3 atos, de Ricardo Clara Couto, que tenta dançar sobre arquitetura enquanto é-nos ensinada uma lição: nunca, por nunca, começar do zero.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
Tua Dele: A Linha da Obsessão
Realização
Ricardo Clara Couto
Produção
Clara Amarela Films
Autoria
Autoria: Ricardo Clara Couto, Luís Filipe Borges
Música
Música Genérico e Original: Ricardo Reis
Ano
2018
Duração
54 minutos