Programas tv

Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Episódio n.º3

Episódio 3 de 4 Duração: 50 min



É o terceiro de uma série de quatro programas que se propõe rever a saga da descolonização portuguesa em África, tendo Moçambique como ponto de perspectiva.

Spínola tenta salvar o que é possível do seu projecto de descolonização, mas está fragilizado. Em Lisboa, os partidários das "independências já e nem mais um soldado para as colónias" conduzem a opinião pública dominante. Em África a tropa portuguesa também está activa. Multiplicam-se nesse mesmo sentido as pressões e ultimatos ao governo de Lisboa.

Autorizada ou não, generaliza-se a confraternização entre milhares de militares portugueses e guerrilheiros. Há unidades que procuram chegar à fala com os ex-inimigos para lhes entregarem as chaves do quartel. A Frelimo aproveita o ambiente de euforia para reforçar a sua posição negocial. Toma sem um tiro o quartel de Omar-Namatil, no extremo norte de Moçambique, e captura a guarnição.

Em Angola e Moçambique há forças brancas e negras que tentam opor-se ao que consideram a entrega do poder a movimentos comunistas.

Quando em Lusaca se ultimam as negociações finais para a independência irrompe em Lourenço Marques uma revolta de colonos brancos, apoiados por adversários da Frelimo. È o famoso 7 de Setembro, apresentado através de muitas imagens inéditas, descrito e analisado neste episódio por protagonistas dos dois lados da barricada.

Ficha Técnica

Título Original
Independência Já! Uma História a Pretos e Brancos
Produção
Alice Milheiros
Autoria
Fernando Magalhães
Ano
2001
Duração
50 minutos