Ouvir
ZOUK 80.90
Em Direto
ZOUK 80.90 Com Carlos Pedro

STP "Os Calema" vencem Music Awards

STP Os Calema vencem Music Awards

Os irmãos António e Fradique que formam a dupla 'Os Calema' foram os grandes vencedores do concurso STP Music Awards 2015, primeira gala da música são tomense.

'Os Calema' venceram em quatro das cinco categorias em que concorreram, nomeadamente artista mais popular da Internet, melhor música do ano, melhor álbum e melhor grupo/banda, na cerimónia realizada na noite de sábado na capital são tomense.

"Queiramos felicitar a todos os são-tomenses por terem apostado em nós. Essa aposta e esse prémio vão enriquecer muito mais a nossa vontade de trabalhar com mais organização e muito melhor para fazer mais músicas e com melhor qualidade", disse um dos irmãos d' "Os Calema".

Entraram também para a lista dos vencedores do STP Music Awards 2015 o agrupamento cultural 'Pastelim', que arrebatou o prémio de melhor música tradicional, a música Chão-Chão, eleito melhor grupo tradicional.

Kalú Mendes com a sua música "Boleia" venceu na categoria de melhor vídeoclipe, Ângelo Mendes da ilha do Príncipe foi eleito artista revelação, Bruna Lee melhor artista feminina, Leo Boca Copo melhor artista masculino e Maquina Eletrónica eleito artista da Unitel-STP.

Wando Castro, presidente da comissão organizadora do festival reconheceu o "esforço muito grande para se chegar" a esta gala, sublinhando que "é um primeiro passo" para vir a institucionalizar este evento.

Na primeira gala da música são-tomense, patrocinada pela operadora de telecomunicação angolana, Unitel-STP, foram homenageados com o prémio carreira alguns homens da música são-tomense dos anos 60 e 70, nomeadamente José Aragão, João Seria e Pedro (Pêpê) Lima.

"Estou na música há 55 anos e esse prémio é sem margem para dúvida um primeiro reconhecimento ao meu trabalho", reconheceu por seu lado o cantor compositor Pepe Lima.

Os prémios foram entregues pelos presidentes da Republica, Manuel Pinto da Costa e da Assembleia Nacional (parlamento) José da Graça Diogo, entre várias outras individualidades presentes no anfiteatro do Palácio dos Congressos onde decorreu o evento.

O presidente são-tomense felicitou os organizadores deste evento pela "ótima iniciativa".

"Eu tenho ouvido nos últimos dias vários discursos sobre a coesão", unidade (...) Acho que a melhor forma de a gente se unir, a melhor forma de em conjunto de trabalharmos para o mesmo objetivo, é fazer coisas como essa", disse o presidente são-tomense Manuel Pinto da Costa.

O Presidente da Assembleia Nacional (parlamento são-tomense) José da Graça Diogo considerou o STP Music Awards como "uma forma de promover a cultura".

"Nós temos dito que o país precisa atrair muito mais turistas e acho que isto é um contributo muito valioso nesse sentido", disse.