Democracia "está em perigo" na Guiné Bissau

Procurador-Geral condena espancamento sistemático de cidadãos e promete agir contra a impunidade

PGR Abdu Mané
PGR Abdu Mané

Publicado: 15h26m, 15 Mai. 2013 | Actualizado: 15h37m, 15 Mai. 2013

O Procurador-Geral da Republica da Guiné-Bissau considerou esta quarta-feira que a democracia está em perigo no país, com o espancamento sistemático de cidadãos por agentes ligados aos serviços do Estado.  
 
Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita do novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça ao Ministério Público, Abdu Mané raagiu ao espancamento no último fim de semana de Ensa Sanhá, recentemente nomeado embaixador dos Direitos Humanos. "Nós lamentamos, porque está-se a viver uma espécie de deterioração cíclica sobre a liberdade e a vida. Nós não podemos aceitar o espancamento na nossa sociedade. A nossa bandeira desde o início foi o combate à impunidade. Tem que se investigar, havendo indícios de cometimento de crime, vamos avançar seja contra quem for", prometeu o Procurador-geral. 

Segundo a Liga Guineense dos Direitos Humanos, que denunciou o caso, Ensa Sanhá teria sido detido por indivíduos não identificados num restaurante de Bissau e conduzido para os subúrbios da capital guineense onde seria espancado "de forma cruel e bárbara". Ensa Sanhá esteve internado nos cuidados intensivos do hospital Simão Mendes de Bissau mas neste momento encontra-se em tratamento médico especializado em Ziguinchor, no sul do Senegal. Em comunicado, a Liga alertou a comunidade internacional sobre "o clima de terror instaurado no país" decorrente das "sistemáticas agressões e espancamentos seletivos de cidadãos". 

 "Essa situação é intolerável. É inadmissível, não podemos aceitar espancamento de pessoas. Quer dizer que qualquer um de nós está sujeito a isto, utilizando o nome de Segurança de Estado, ou Polícia Judiciária, para espancar pessoas", disse o Procurador-Geral da Republica. Abdú Mané assegurou que pediu à Polícia Judiciária para apresentar até quinta-feira ao Ministério Público os resultados do inquérito que mandou instaurar sobre o caso, garantindo "que nada ficará assim".


INFORMAÇÃO & DESPORTO:
Ouvir Emissão
Programação RDP África
Programas On-Demand
Podcasts
Notícias de África
Desporto em África
O Som do Correspondente
Reportagens
 
APOIOS:
Livros
Discos
Eventos
 
Artes & Espetáculos
BLOGUES
Científicamente
No Berço da Vida
João Diogo - RDP África
Metropolis
COMUNIDADE:
FacebookTwitter

Partilhe e recomende este sítio: Share
RDP África © 2011