Ouvir
A Hora dos Ouvintes
Em Direto
A Hora dos Ouvintes Com Vasco Dinis

José Mário Vaz venceu as presidenciais da Guiné Bissau

Candidato do PAIGC obteve 61.9% dos votos contra 38.1% de Nuno Nabiam, na segunda-volta

José Mário Vaz venceu as presidenciais da Guiné Bissau

José Mário Vaz

José Mário Vaz é o novo Presidente da Guiné-Bissau, depois de ter vencido a segunda volta das presidenciais, este domingo, com 61.9 por cento dos votos, de acordo com os resultados provisórios anunciados por Augusto Mendes - presidente da Comissão Nacional de Eleições.

Mais conhecido por Jomav, estagiou em 1982 no Gabinete de Estudos Económicos do Banco de Portugal, dirigido pelo atual Presidente de Portugal - Cavaco Silva, como destaca o currículo disponibilizado pela candidatura do PAIGC. Na altura, José Mário Vaz tinha 24 anos, era um recém-licenciado pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, depois de ter completado  o ensino secundário no Liceu Sá da Bandeira, em Santarém. No mesmo ano, deixou Portugal para assumir funções no antigo Banco Nacional da Guiné-Bissau.  
 
Os cargos públicos que lhe deram maior notoriedade foram os de presidente  da Câmara Municipal de Bissau, que assumiu em 2004, e de ministro da Finanças, a partir de 2009, no Governo de Carlos Gomes Júnior que viria a ser deposto pelo golpe de Estado militar de 2012.

Filho de Mário Vaz e de Amélia Gomes, o Presidente eleito da Guiné-Bissau nasceu a 10 de dezembro de 1957, em Calequisse, região de Cacheu, no norte do país, é casado e pai de três filhos.