Ouvir
METROPOLIS : Cultura Urbana Portuguesa
Em Direto
METROPOLIS : Cultura Urbana Portuguesa Com Rogério Gomes

Ponte Maputo-Catembe já tem financiamento

Banco chinês empresta €550 milhões para a construção

Ponte Maputo-Catembe já tem financiamento

Baía de Maputo: Google

O banco Exim vai financiar em 85% a construção da ponte que ligará o centro de Maputo ao distrito do Catembe, ao abrigo de um acordo assinado na quarta-feira com o Governo de Moçambique.

Fonte do Ministério das Finanças citada pelo jornal Notícias, de Maputo, adiantou que o empréstimo do Banco chinês atinge os 681,6 milhões de dólares (554 milhões de euros), que representam cerca de 85%  do custo total do projeto, estimado em 725 milhões de dólares.  
 
Do financiamento em falta, 10% do montante sairá de um empréstimo em condições mais favoráveis também do banco Exim, e 5% sairá do orçamento de estado moçambicano.   

A ponte, com duas faixas de rodagem e 2,7 quilómetros de cumprimento, será construída 48 metros acima da baía de Maputo para garantir a entrada dos barcos no porto da cidade.
 
O projeto inclui, além da ponte, a construção de 120 quilómetros de estrada de Catembe a Ponta de Ouro, importante zona turística na fronteira com a província de Kwazulu-Natal, na África do Sul.  
 
Com a construção da ligação rodoviária, estima-se que a população do Catembe passe dos atuais 20 mil para 400 mil habitantes e deixará de ser preciso enfrentar as longas filas diárias para apanhar o ferry que atravessa a baía.