CHICO BUARQUE COM CORO FEMININO GAC-VL por João Carlos Callixto

7 Mar 1978 - "O Cio da Terra"

A música de Chico Buarque é um dos patrimónios seguros da cultura brasileira e chega hoje aqui ao “Gramofone” por via de uma sua apresentação em Portugal. Estávamos em Março de 1978 e José Nuno Martins produzia um programa especial com o músico, de título “Os Fados Tropicais de Chico Buarque”, e é nele que encontramos esta versão de “O Cio da Terra”, com acompanhamento do Coro Feminino do Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta.

No programa, participaram vários outros nomes de primeira água do panorama nacional. Teresa Silva Carvalho fez um dueto com Chico em “Teresinha”, enquanto Carlos Paredes e Carlos Alberto Moniz o acompanharam no famoso “Fado Tropical”. Marcos Resende (brasileiro mas que tem vivido em Portugal por largos períodos), Celso de Carvalho (então membro dos Plexus e da Banda do Casaco) e Thilo Krasmann (alemão de nascimento mas que já há 20 anos era também português) integravam a formação que apoiou Chico ao longo do programa.

O músico tinha já quase década e meia contada sobre a edição dos seus primeiros trabalhos. O single “Pedro Pedreiro”, em 1965, tinha sido a sua estreia discográfica, e êxitos como "A Banda", “Carolina” ou "Construção" chegam uns atrás dos outros, firmando desde cedo o seu nome. “O Cio da Terra”, a nossa canção de hoje, foi originalmente incluída num single de 1977 gravado com Milton Nascimento, co-autor do tema. O Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta, cujo coro feminino participa nesta gravação, editaria neste ano de 1978 o seu último álbum, “Ronda da Alegria”, enquanto que para Chico este seria o ano do álbum homónimo, que abria com “Feijoada Completa” - outra das músicas apresentadas neste programa gravado pela RTP.