ELO por João Carlos Callixto

4 Jul 1977 - "Estamos Fartos de Tretas"

A História do Rock em Portugal teve muitos casos de grupos que, apesar de até terem obtido algum protagonismo, não chegariam a gravar nenhum disco. Foi esse o caso do grupo Elo, que se formou em meados da década de 70, e por onde passou Franjas (ex-Steamers) ou Carlos Alcântara (futuro membro dos Ferro & Fogo). Em 1977, no programa “Ligeiríssimo”, apresentam ao vivo no Jardim do Campo Grande, em Lisboa, o original “Estamos Fartos de Tretas”.

Nesta altura, o grupo Elo era bem conhecido do grande público graças ao anúncio televisivo do chocolate Floc-Choc, da fábrica Regina, onde surgiam a tocar o respectivo tema musical. Tinham-se formado em 1975, mas nunca chegaram a gravar nenhum disco em nome próprio, apesar de nesta peça gravada para a RTP falarem em planos (nunca concretizados) para um EP.

No entanto, um dos membros do grupo Elo tinha já gravado um disco, logo a abrir a década: Luís “Franjas”, dono da guitarra de dois braços, tinha integrado os Steamers, de quem é publicado em 1970 o EP com “I Am a Chancho”. Os outros membros aqui em destaque hoje são Carlos Ferreira, no baixo, Jorge Castelo Branco, nas teclas, e Carlos Alcântara, na bateria, sendo que este último e Franjas estariam numa das formações do grupo Ferro & Fogo, já nos anos 80.

Curiosamente, o grupo Elo chegou de facto a gravar, mas apenas como conjunto de acompanhamento da cantora Manuela Bravo. Foi também em 1977, em dois singles que traziam versões de sucessos espanhóis e brasileiros da altura, como “Nuvem Passageira”, de Hermes Aquino, “Marcas do Que Se Foi”, da dupla Dom & Ravel, ou “Eras Tu”, dos Mocedades.

Mas neste momento de hoje, inédito em disco e pouco visto desde há 40 anos, o grupo Elo traz a canção “Estamos Fartos de Tretas”, da autoria de Franjas. Vamos a ela!