GABRIELA SCHAAF por João Carlos Callixto

"Homem Muito Brasa" 14 Dez 1979

O “Gramofone” desta semana, primeiro depois do Verão, traz uma cantora suíça mas que se destacou especialmente em finais da década de 1970 e na seguinte em Portugal. A viagem é assim a 1979, com o videoclip da canção “Homem Muito Brasa”. 

Nascida em Basileia, Gabriela Schaaf residia no Porto e aí se relacionou com os músicos locais, como Rui Veloso ou José Calvário. Este último estava então na editora estatal Imavox, e é num álbum desta que se ouve pela primeira vez a voz da cantora, com apenas 17 anos. “Hoje Há Conquilhas Amanhã Não Sabemos” (1977), o terceiro LP da Banda do Casaco, mostra-a nas canções “País: Portugal” e “Geringonga”, ambas misturando as tradições populares com o surrealismo típico do grupo. António Avelar de Pinho e Nuno Rodrigues, os dois autores da maioria do reportório da Banda, levam-na então para a Valentim de Carvalho e para ela escrevem “Põe os Teus Braços à Volta de Mim”, publicada em single em Maio de 1978. Uma pop entre o jazz e a canção brasileira parecia adaptar-se de forma perfeita à voz insinuante da cantora, que no ano seguinte faria sucesso no Festival RTP da Canção com “Eu Só Quero”. Nesse ano da vitória de Manuela Bravo e “Sobe Sobe Balão Sobe”, Gabriela Schaaf fica logo depois na classificação. Ainda nesse ano, concorre com “O Amor É Mais” ao Festival de Sopot, na Polónia – visto então como o Festival da Eurovisão dos países de Leste. 

“Homem Muito Brasa”, a canção deste “Gramofone”, faz parte do álbum de estreia de Gabriela Schaaf. O título do mesmo, "Vídeo", estava em consonância com a época – o icónico single “Video Killed the Radio Star”, pelos Buggles, tinha sido editado apenas dois meses antes, em Setembro de 1979. No caso da nossa cantora, o álbum contava com a presença de músicos portugueses e de suíços. O contingente nacional contava com Rui Cardoso, Shegundo Galarza, Ramón Galarza e Zé Nabo, todos já nomes bem experientes e estando estes dois últimos prestes a colaborar no trabalho de estreia de Rui Veloso. 

O videoclip de “Homem Muito Brasa” contou com um frenético Herman José, que ingloriamente tentava conquistar Gabriela Schaaf. Foi feito para o programa "Top Sábado", que era apresentado por Rui Morrison, então locutor e hoje actor. Dois anos e meio depois chegava o segundo álbum, “Outra Vez”, gravado no Verão de 1982 em Nova York, e produzido por Nuno Rodrigues e por Jerry Marotta (na altura, baterista de Peter Gabriel). “Leva-me ao Cinema”, a canção então destacada em single, tinha letra e música de Carlos Tê. A carreira musical de Gabriela Schaaf conheceria ainda um último passo, em 1986, com um single produzido por Manny Elias e Simon Clark – ambos ligados aos Tears for Fears e também ao próprio Peter Gabriel. Trinta e um anos depois, a cantora fez parte do júri do Festival RTP da Canção que daria a vitória a Salvador Sobral.