MIMI GASPAR por João Carlos Callixto

25 Dez 1962 - "Chegou o Natal"

O “Gramofone” faz hoje luz sobre um programa da RTP com 56 anos: chama-se “Prenda de Natal” e juntava algumas das vozes mais consagradas do panorama da nossa canção ligeira. Neste caso, é Mimi Gaspar a solista, com “Chegou o Natal”, uma música do também maestro Fernando Carvalho. O coro e a orquestra neste programa eram residentes, com cada compositor a dirigir a canção que escrevera. Nele participaram ainda cantores como António Calvário, João Maria Tudella, Madalena Iglésias ou Paula Ribas, cabendo a apresentação a Fialho Gouveia.

Mimi Gaspar começou a carreira como actriz ainda na juventude, tendo estudado no Conservatório Nacional, em Lisboa. Ao lado do marido, o também cantor e mais tarde empresário Tomé de Barros Queiroz, faz digressões pelo estrangeiro e chegam aliás a gravar discos juntos. A editora Estoril, pioneira da microgravação em Portugal, é a primeira casa discográfica por onde Mimi Gaspar passa, assinando mais tarde com a Rádio Triunfo e, já na segunda metade da década de 60, com a Riso & Ritmo. O EP que grava para esta etiqueta foi uma homenagem póstuma ao maestro Fernando Carvalho, um dos que mais trabalhou com a cantora, e contou mais uma vez com duetos com Tomé de Barros Queiroz.

“Chegou o Natal”, a nossa música de hoje, tem letra de Silva Tavares e música de Fernando Carvalho. Não seria editada em disco, mas neste ano de 1962 Mimi Gaspar tinha visto a publicação de um EP com sambas e marchas, com direcção do maestro Tavares Belo, e que abria com a canção “Alfama Embandeirada”.