POP FIVE MUSIC INCORPORATED por João Carlos Callixto

26 Jun 1970 - "Page One"

O rock em Portugal deu os os primeiros e tímidos passos ainda em finais dos anos 50, recebendo carta de alforria em 1960, com o histórico EP “Caloiros da Canção”. Toda essa década viveu à sombra dos discos de 45 rotações e foi preciso esperar por 1969 para se assistir à edição dos primeiros álbuns de estúdio do género.

O “Gramofone” de hoje recorda assim os Pop Five Music Incorporated, autores do LP “A Peça”, publicado pelo selo Orfeu, de Arnaldo Trindade, em Novembro de 1969. O grupo tinha sido formado no Porto cerca de dois anos antes e contava com Paulo Godinho (irmão de Sérgio Godinho), Tozé Brito (que depois se muda para o Quarteto 1111), Pi Vareta (a voz em falsete na música de hoje), David Ferreira (nada a ver com o editor discográfico homónimo) e Álvaro Azevedo (mais tarde baterista dos Arte & Ofício e ainda hoje nos Trabalhadores do Comércio).

Os primeiros discos, ambos EPs, saem em 1968 e 1969, e a única composição original foi “You'll See”, escrita por Tozé Brito. O reportório de versões marca também presença no álbum “A Peça”, com canções dos Beatles, de Jimi Hendrix, dos Traffic, de Ray Charles ou de Marvin Gaye.

Seria com a entrada de Miguel Graça Moura para o grupo que a escrita de originais se intensifica. “Page One”, o tema que aqui apresentamos, de 1970, foi usado como indicativo do programa de rádio "Página Um", e conheceu edição internacional em single. Os Pop Five gravam ainda alguns temas em Inglaterra, nos estúdios da editora Pye - onde José Afonso já tinha estado em 1970, nas sessões de “Traz Outro Amigo Também” - cruzando referências do hard rock com as linguagens funk.

Em 2004, a entretanto extinta editora Movieplay publica em CD a integral das gravações do grupo, complementadas com um concerto de reunião registado no ano anterior, na Discoteca Estado Novo, em Matosinhos.