PESCADORES CONQUISTAM TAÇA CERS por Rui Alves

O Hóquei é uma modalidade com raízes em várias culturas, de diferentes continentes, desde o Egipto, à Grécia ou aos Índios Americanos.


O Hóquei em Patins, no entanto, tem uma história bem mais recente, nasce em Inglaterra e cedo atravessa o Canal da Mancha para em 21 de Abril de 1921 surgir a Federação Internacional de Patinagem em Rodas


O jogo em que se bate com um stick numa bola, calçando uns patins chega a Portugal, por volta de 1914 e é no Recreio da Amadora, Clube de Desportos de Benfica, Hockey Clube que surgem as primeiras equipas.


Com o passar dos anos, Portugal torna-se numa das grandes potências no Hóquei Mundial e por isso mesmo a modalidade goza de uma enorme popularidade no nosso País.


A Taça CERS é a competição mais importante, logo a seguir à Liga Europeia de Hóquei em Patins. Acontece desde a época 1980/81 e participam na competição as equipas mais bem classificadas nos vários campeonatos europeus e que não se tenham qualificado para a principal prova disputada no velho continente.


Na 1º edição da Taça CERS (Comité Europeu de Roller-Skating), pertenceu ao Grupo Desportivo de Sesimbra representar Portugal na competição europeia de clubes.


O clube da vila piscatória, inicia uma caminhada que o levaria à primeira final da prova, depois de ter afastado algumas das mais poderosas equipas europeias da época, como o Noia, de Espanha, ou o Lodi, de Itália.


Com o Pavilhão a abarrotar, a equipa portuguesa viria a derrotar os holandeses do Lichstad por 4-1 no jogo da 1ª mão. A vantagem alcançada foi suficiente para resistir ao jogo na Holanda e poder exibir o troféu conquistado com todo o mérito.

O mês de junho de 1981, ficará para sempre na memória daquele pequeno clube, mas com grandes tradições no hóquei nacional e para a história europeia, será sempre a equipa que venceu a 1ª edição da Taça CERS, formada por José Adrião, José Pedro, Carlos Pereira, Carlos Garrancho, Guedes, Silveira, Fernando António e Carlos Cunha, todos afinados com a batuta de Ernesto Meireles.