PORTUGAL, CAMPEÃO DA EUROPA DE JUNIORES por Rui Alves

Muito se debate a aposta e a consequente valorização do jovem português, no entanto para trás ficaram várias gerações de futebolistas que não tiveram oportunidade de demonstrar o seu enorme potencial.

A conquista do Campeonato da Europa de sub-18 de 1999, a partir de 2002 sub-19, a jovem selecção foi liderada por Agostinho Oliveira e iniciou o Europeu com um empate frente à sempre matreira selecção grega.

A anfitriã Suécia e a grande favorita França sofrem duas derrotas infligidas pela selecção das quinas. Na final, o golo solitário do avançado boavisteiro João Paulo garante pela segunda vez o título europeu.

Do grupo de dezoito campeões europeus em Norrköping, apenas seis conseguem representar a principal selecção lusa e apenas três conseguiram fazer mais de uma dezena de jogos: Miguel, Duda e Ricardo Costa. Para além deste trio, Moreira, Tonel e João Alves também foram internacionais A.

No entanto, a grande esperança neste Euro de 1999, Pepa, atormentado por uma série de lesões, nunca chega a afirmar-se. Todos os outros jogadores acabaram espalhados pelos escalões secundários do futebol português.