PORTUGAL SÓ COM VITÓRIAS, É CAMPEÃO EUROPEU! por Rui Alves

Já poucos se lembram, mas a seguir à conquista do Mundial da Arábia Saudita de 1989, uma outra selecção de jovens portugueses conquistou em Maio do mesmo ano, o Campeonato da Europa de Juvenis, vencendo na final a antiga República Democrática Alemã por 4 a 1.

Os sucessos de Riade e do Europeu realizado na Dinamarca, resultam do enorme esforço que a Federação Portuguesa de Futebol protagonizou a partir do meio da década de oitenta, se nos lembramos que só por esta altura é que os pelados foram eliminados do futebol português e que tanto penalizava o futebol juvenil.

E como ainda não tinha ocorrido a formação de Academias ou Centros de Estágio, foi necessário mudar a mentalidade conformista e desorganizada reinante no futebol das selecções.

Como o talento individual existia em doses muito grandes, Carlos Queiroz soube como ninguém tirar o melhor rendimento, despertando nos jovens futebolistas uma atitude vencedora. O processo de revolução que se tinha iniciado era agora impossível de travar.

No Europeu de 1989 e já nas meias-finais, Portugal desforra-se da derrota sofrida frente à selecção espanhola na final de 1988. Depois do título mundial conquistado no deserto, a selecção de sub-16 faz um Europeu incrível, 5 jogos 5 vitórias.