SPORTING ESMAGA MANCHESTER por Rui Alves

A prestação no Campeonato Nacional de 1963/64 era fraca e seria frustrante, terminaria atrás do Benfica e FC Porto, no entanto, o Sporting caminhava triunfalmente na extinta Taça dos Vencedores das Taças.

O vencedor da Taça de Portugal de 1963, atinge os quartos de final, onde encontra o Manchester United que tinha autênticas estrelas na equipa como são Bobby Charlton, Dennis Law e Best, jogadores de tirar o sono a qualquer um.

O Inverno de 1964 é tumultuoso para o Sporting, suspenso o treinador Brasileiro Gentil Cardoso, foi a vez de um arquiteto tomar conta da equipa Leonina, Anselmo Fernandez, antigo jogador dos Leões, e para além disso, projetara o Estádio de Alvalade, sem cobrar um tostão, tanto era o amor ao clube. O mesmo fez para o treinar!

Após a derrota em Manchester por 4 a 1, o novo treinador leonino soube desenhar uma nova equipa do Sporting, também foi capaz de descobrir a alma e a raça de um Leão adormecido e numa noite de sonho de Osvaldo Silva, marcou três golos, o Sporting deu a volta ao resultado com uma goleada de cinco bolas a zero, desbravando o caminho que só terminaria na final de Antuérpia, onde conquistaria a única prova organizada pela UEFA do clube de Alvalade.

"Assim, o Sporting ganhará a Taça das Taças", sentenciou no final da partida, o mítico treinador do Manchester, Matt Busby que continuaria à frente da equipa Inglesa quando quatro anos depois na final disputada na Catedral de Wembley, conquista a Taça dos Campeões Europeus frente ao Benfica.