Transportes

Voltar

O nosso planeta é muito grande e as nossas pernas muito pequenas!... E então?! Então o homem, curioso e engenhoso, inventou os Meios de Transporte. As distâncias ficaram mais curtas e ele viu e aprendeu muito mais do que se apenas pudesse andar a pé!

Da criação da roda às naves espaciais, os transportes evoluíram com o tempo e com as necessidades do homem.

A roda é uma das invenções mais importantes de todos os tempos, um instrumento que revolucionou o transporte de pessoas e cargas pesadas.

Nós temos vários meios de transporte:
Transportes por tracção animal
Meios de Transporte em que animais fazem deslocar a carga. Por exemplo, carruagens, coches e carroças.

Curiosidade: Sabes como é que esquimós que vivem nas áreas mais frias do planeta, como no Alasca e na Sibéria, se deslocam de um sitio para outro? São os cães que puxam os trenós de neve.

Em alguns lugares do Mundo, é comum as pessoas andarem de carroças, puxadas por cavalos ou burros.

Transportes por tracção humana
Meios de Transporte em que o homem faz deslocar a carga. Por exemplo, a bicicleta.

Sabias que a bicicleta foi o primeiro meio de transporte feito inteiramente pelo homem? Ela existe desde 1817. Nessa altura era feita de madeira, mas não tinha pedais. Só cerca de 50 anos depois apareceu a 1ª bicicleta com pedais.

Curiosidade: A bicicleta ainda é o principal meio de transporte para milhões de pessoas, principalmente, na China onde é o meio de transporte mais comum. Na China há 540 milhões de bicicletas.

Transportes Fluviais e Marítimos
Meios de Transporte que se deslocam em rios e em mares. Por exemplo, o navio que serve para transportar cargas e pessoas.

Os primeiros barcos que existiram eram simples, movidos a remos e depois à vela. Hoje em dia, os navios são movidos através de máquinas sofisticadas que os fazem deslocar sobre os oceanos muito rapidamente.

Curiosidade: foram os portugueses que fizeram os primeiros barcos à vela para atravessar os oceanos, as caravelas. Assim, os europeus puderam viajar pelo mundo e conhecer outros continentes.

Transportes Ferroviários
Meios de Transporte que se deslocam em carris.

O comboio foi o principal meio de transporte do século XIX. Teve grande crescimento na Europa e na América do Norte, onde representa 70% do total mundial. A locomotiva a vapor servia para transportar cargas, alimentos e pessoas.

O eléctrico, um comboio pequeno movido a energia electrica, é muito usado como transporte turístico. Não lança gases poluentes no ar, nem consome combustível. Há eléctricos em algumas cidades do mundo como: São Francisco, Buenos Aires, Amsterdão e Lisboa.

Em 1863 apareceu o Metro, um comboio que anda muito depressa por baixo da terra. Hoje em dia, o Metro é uma grande ajuda para transportar as pessoas que se deslocam nas grandes cidades, ajudando a diminuir a poluição do ar e sonora provocada pelos automóveis e autocarros.

Curiosidade: Sabias que o comboio de Lisboa transporta 178 milhões de passageiros e 9,3 milhões de toneladas de mercadorias por ano? É muita carga!

Transportes Terrestres
Os Meios de Transporte Terrestre são aqueles que se deslocam em cima da terra, normalmente sobre rodas. Por exemplo, o carro, a mota, o camião, etc.

O Carro é o meio de transporte mais comum. Infelizmente, não é muito amigo de ambiente, porque lança para a atmosfera gases poluentes. Os carros novos já são tão avançados que já existem modelos que evitam colisões e procuram com a ajuda de um computador de bordo, o melhor caminho para o motorista. Em todos os países, por mais diferentes que sejam os costumes, o automóvel é um veículo indispensável na vida da população.

Transportes Aéreos
Os Meios de Transporte Aéreos são aqueles que voam! Voar sempre foi um dos grandes sonhos da humanidade.

Primeiro vieram os balões. Para o balão subir inventaram uma maneira de produzir um gás mais leve que o ar. Pode-se usar o ar quente ou então Hidrogénio e Hélio.

O Sr. Santos Dumont, que nasceu no Brasil, é considerado o Pai da Aviação. Ele inventou o “14-Bis”, o primeiro avião, e voou sobre os céus de Paris em 1906. Mas, depois disto muito trabalho teve de ser feito para que os aviões começassem a ser usados como meio de transporte; isso só aconteceu a partir de 1920.

Mas existem outros meios de transporte aéreos. O helicóptero, a avioneta, etc...

Que tal viajar num transporte espacial? Pois é! As naves espaciais existem, mas ainda não servem de “transporte público”!!

Afinal, qual é a melhor maneira de nos deslocarmos pelo mundo?
Varia de acordo com a cidade e do gosto de cada pessoa! Desenha o teu meio de transporte favorito, e envia-o para o Brincar a Brincar!

O metro é o transporte por excelência em Nova York, Paris, Madrid, Washington, Tóquio e Berlim. Os autocarros são em maioria em Londres e Edimburgo. Se estiveres em Amsterdão, não penses duas vezes - vai de eléctrico. Em Sydney podes ir de ferry boat (um barco que leva carros e pessoas) e em Veneza o vaporetto. Em Los Angeles, aluga um carro. Há poucas linhas de autocarro. Em Viena, Bruxelas, Buenos Aires e Roma, troca os passes de autocarro e bilhetes de metro por um bom par de sapatos. Nessas capitais, o melhor mesmo é explorar as atracções a pé!

Cuidados a ter para atravessar a rua
- Só atravessar a rua na passadeira!
- Ao atravessar, mesmo na passadeira deves olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, primeiro para o lado esquerdo e depois para o lado direito.
- Só deves atravessar se não vier carro de nenhum dos lados.
A passadeira é uma área reservada às pessoas que andam a pé. Afinal o trânsito não é feito só de carros. Todos temos que cumprir regras.

Voltar