Missão na Guiné 1967 - Teixeira Pinto
Esta peça começa por se debruçar sobre a povoação de Teixeira Pinto:
a sua topografia e a vida dos seus habitantes. Desta, as imagens mostram aspectos de carácter social, a igreja, a escola, a assistência sanitária e da sua actividade económica (comércio e agricultura).
Sobre a actividade da unidade militar aquartelada na localidade são destacados os seguintes aspectos:
- a importância do trabalho de manutenção das viaturas e do armamento; - a existência de postos de vigilância na periferia da povoação onde é feito o controlo do movimento dos elementos da população, bem como do conteúdo dos volumes que transportam; - no âmbito da actividade operacional: . a realização de um patrulhamento apeado por um Grupo de Combate ( de notar que no início, por se encontrarem em zona ainda segura, a marcha é feita mais à vontade e as armas são levadas pelos militares apoiadas no ombro por ser mais fácil o transporte; mais tarde e porque a segurança já será menor, a atitude já é diferente e as armas já são transportadas em posição de tiro); . a realização de um patrulhamento nas imediações de uma bolanha com vista a proteger os elementos da população que efectuam a plantação de arroz; . a realização de um patrulhamento ao longo de uma picada em que é visível o trabalho de picagem da estrada com vista à detecção de minas. As primeiras minas anti-carro que apareceram eram metálicas pelo que eram facilmente localizadas com detectores de minas, embora fosse sempre necessário muito cuidado durante o seu levantamento porque podiam estar armadilhadas contra essa operação. Algum tempo mais tarde, os guerrilheiros passaram a utilizar minas anti-carro cujo invólucro era de madeira, o que tornou os detectores de minas inúteis. Daí o recurso aos picadores.

Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25