Guiné - Março 67 - Por quem combatemos
As Forças Armadas combatem pelo povo da Guiné no seu todo, independentemente da sua diversidade étnica e religiosa.
Para prová-lo, são mostradas imagens do interior da mesquita nova de Gabu (Nova Lamego) cheia de fieis, dos quais, no final da sessão de culto e já no exterior, alguns dos seus representantes agradecem às autoridades portuguesas todo o apoio que lhes tem sido dado.
Também outros representantes da população, um oficial de 2ª linha e um régulo, fazem idênticos agradecimentos tornando-os extensivos às FA, cuja actuação vai permitir acabar com o "terrorismo". De seguida são mostradas imagens de sessões de música e de dança numa tabanca, bem como de diversas actividades artesanais: fabrico de cestos, de panos tradicionais e trabalho de ferreiro, só possíveis porque a acção das FA garante a paz. Por um oficial da 2ª Rep/QG/CTIG é destacada a importância das informações para o sucesso da missão das FA na Guiné: a conquista das populações e a derrota do inimigo. Afirma ser particularmente importante a forma como recebemos os "arrependidos" que desistem da luta e se apresentam às NT porque as notícias que nos prestam podem ajudar-nos em muito a melhor conhecer os Movimentos de Libertação que nos combatem. Dois destes recuperados prestam declarações e dizem das razões que os moveram. De seguida, são mostradas actividades que fervilham por toda a Guiné: escolas em funcionamento, campos onde se realizam trabalhos agrícolas, oficinas em pleno labor, estradas em construção e um lar criado para acolher os órfãos de guineenses que morreram em luta contra os guerrilheiros. No seu conjunto, contribuem para o desenvolvimento económico da Guiné. O documentário termina com imagens do render da guarda ao palácio do Governador com a presença deste, General Arnaldo Schultz. À semelhança de outras, trata-se claramente de uma peça de propaganda política.

Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25