Guiné Março de 67 - Marinha - Água e Floresta
Documentário sobre a actividade da Marinha na Guiné.
De início são mostradas as Instalações Navais de Bissau e diverso pessoal em serviço na cidade, ou em trânsito, a praticar diversa actividade física.
Acompanha-se, de seguida, um pelotão de Fuzileiros Especiais (FZE) nos preparativos e execução de um exercício que parece desenrolar-se nos arredores de Bissau.
Os FZE carregam numa viatura botes de borracha Zebro III e respectivos motores fora de borda, transportam diverso tipo de armamento: bazookas, lança granadas foguete de 37 mm( LGF), metralhadoras MG-42 e a espingarda G3. Na aproximação à ponte cais de Bissau podem ver-se abicadas várias Lanchas de Desembarque Médias (LDM), e atracada encontra-se uma fragata. Os FZE embarcam numa Lancha de Fiscalização Grande (LFG) e rumam para o local de desembarque. Pode observar-se a movimentação da peça Bofors de 40 mm do navio. Os FZE passam para uma LDM, pode observar-se a abertura da porta da LDM e o desembarque dos fuzileiros. Em terra os FZE progridem e disparam todo o tipo de armamento que dispõe: Bazooka, LGF, MG-42, G3 e lançamento de granadas. Terminado o exercício os fuzileiros regressam podendo ver-se uma LFG a navegar e uma Lancha de Desembarque Grande fundeada. De seguida o documentário visita o Serviço de Assistência Oficinal de Bissau. Aqueles serviços dispunham de enorme capacidade de intervenção, quer na área da mecânica e construção naval, quer da electrónica dando apoio aos equipamentos de comunicações, radares, sonares, quer na área da vulcanização e reparação de botes de borracha%u2026 Pode dizer-se que aquelas oficinas tinham capacidade de intervenção em todas as áreas técnicas constituintes dos navios. A partir de 1970 os serviços passaram a dispor de um plano inclinado permitindo a alagem (elevação dos navios e embarcações para fora de água ficando assentes em berços) de todos os tipos de navios em serviço na Guiné.

Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25