Liberdade de Expressão - Artº 37
O documentário de Margarida Cardoso, retrata uma experiência da infância da autora, em 1971, quando se encontrava em Moçambique, acompanhando o pai, militar de carreira, que aí cumpria uma comissão de serviço.

O pai da autora, militar da Força Aérea, vai intervindo ao longo de todo o documentário, narrando as suas experiências e a sua própria evolução em relação ao conflito.

A autora irá referir-se e a uma oferta que, no Natal desse ano, o Movimento Nacional Feminino decidiu fazer aos militares que se encontravam em comissão nos três teatros de operações: um disco em que diversas personalidades - artistas, políticos, militares, etc. - gravaram mensagens destinadas aos militares combatentes.

No documentário podemos ouvir alguns dos intervenientes nesse disco, em depoimentos da altura e actuais.

São ouvidos ainda militares que em África receberam o disco em 1971. Descrevem as suas experiências de guerra e introduzem outros aspectos e outra problemática relacionada com a guerra e com o regime.

Extractos do livro "Os cus de Judas" de António Lobo Antunes são lidos por Rogério Samora

Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25