"Andar Rápido e em Força" - Joaquim Furtado (vol. II)
Os acontecimentos do 4 de Fevereiro de 1961 em Luanda: assaltos à esquadra da PSP, à Casa de Reclusão de Militar e à Cadeia de S.Paulo, constituem o início de uma Guerra que irá durar 13 anos e se estenderá aos territórios da Guiné e Moçambique.

O assalto ao Santa Maria a 22 de Janeiro de 1961 coloca Portugal no centro dos noticiários internacionais e movimenta a adormecida opinião pública portuguesa.

As ligações entre o assalto ao Santa Maria e os acontecimentos do 4 de Fevereiro são comentadas pelo Governador de Angola de então, Silva Tavares e por Holden Roberto. Outros activistas da UPA e MPLA descrevem o 4 de Fevereiro e referem a importância do cónego Manuel das Neves na preparação e no desencadear da acção.

Os dias que se seguiram ao 4 de Fevereiro, foram caracterizados por uma onda de violência em Luanda contra a população negra por parte dos colonos brancos e das forças policiais. Estava criado um ambiente de desconfiança e de perseguição ao negro.

Em Lisboa o Ministro da Defesa, Botelho Moniz, e altos quadros das Forças Armadas preparam um golpe militar para derrubar Salazar, a politica colonial era o principal ponto de discórdia. Os golpistas tinham o apoio da Embaixada dos USA em Lisboa. A intervenção de Kaúlza de Arriaga irá fazer abortar a tentativa de golpe.

Depoimentos de Costa Gomes e Kaúlza de Arriaga ajudam a compreender os acontecimentos daqueles dias.

Os primeiros reforços, constituídos por Caçadores Especiais e Paraquedistas chegam a Angola, sem terem a menor noção do teatro de operações iriam encontrar, irá seguir-se o envio massivo de militares que irão embarcar em Lisboa, nos Cais da Rocha do Conde de Óbidos e Alcântara, dando origem a imagens iconográficas do embarque dos soldados nos navios perante uma varanda repleta de familiares a acenar.


Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25