O Ano Que Marca A História - Joaquim Furtado (vol. VII)
A forma como é cultivado, colhido e vendido o algodão em Angola está na origem dos graves incidentes em Janeiro e Fevereiro de 1961 na Baixa do Cassange. As Forças Armadas intervêm com as 3ª e 4ª Companhias de Caçadores Especiais e com a Força Aérea, causando um número nunca determinado de baixas.

As trajectórias de diversos líderes dos Movimentos de Libertação antes do início da luta pela independência, sendo destacada a figura de Eduardo Mondlane.

A preparação da luta armada na Guiné, a importância da Republica Popular da China na formação dos quadros do PAIGC.

Dezembro de 1961 a União Indiana invade Goa Damão e Diu, os territórios que constituem o Estado Português da Índia. As forças portuguesas rendem-se face à esmagadora desproporção de forças. Salazar apelara: "soldados e marinheiros vitoriosos ou mortos "

O Movimento Nacional Feminino as suas características e a sua acção.

Após o início da guerra em Angola alguma turbulência emerge no seio do Estado Novo. Adriano Moreira e Venâncio Deslandes protagonizam alguns episódios que poderão indiciar mudanças na política oficial. Ambos acabam demitidos e Salazar retoma em pleno as rédeas do poder.


Os comentários aos diferentes Documentários foram efectuados em colaboração com a Associação 25 de Abril, e são da responsabilidade de:
Coronel de Infantaria - José Aparício
Coronel de Artilharia – Eduardo Abreu
Coronel Piloto aviador – Villalobos Filipe
Capitão-de-mar-e-guerra – Pedro Lauret
  • VIDEOS ACTUAIS
  • VÍDEOS DA ÉPOCA
  • TÍTULOS
RTPA25