Comunidades

10 DE JUNHO: 244 ANOS DA IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – IDES Provedor Ademar Cerimbelli

10 DE JUNHO: 244 ANOS DA IRMANDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – IDES   Provedor Ademar Cerimbelli

Festa do Divino,IDES 2017 © Osvaldir Silva

O primeiro grupo de açorianos chegou a Santa Catarina no dia 6 de janeiro de 1748 (Dia dos Reis Magos). Estabeleceram-se, inicialmente, na Rua dos Ilhéus, área central. Eis a razão deste nome. Junto com seus sonhos, conhecimentos e esperança, trouxeram às terras de Santa Catarina, a devoção ao Divino Espírito Santo, introduzida, na Vila de Alenquer- Lisboa, em 1296, por iniciativa da Rainha Santa Isabel de Aragão.
Em 10 de junho de 1773, vinte e cinco anos após a chegada, era instituída a Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES, com sede no centro da Capital.
Recordemos que 10 de junho é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Em 10/6/1580, morreu Luís Vaz de Camões, poeta nacional de Portugal, autor de “Os Lusíadas”, o gênio da pátria. Também é o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal, o Anjo Custódio de Portugal (São Miguel). Culto antigo, referendado pelo Papa Júlio II, em 1504.
Nestes 244 anos de atividades da IDES, foram encaminhadas mais de oitocentas crianças para adoção. Atualmente, são atendidas 417 crianças no Lar São Vicente de Paulo e no Centro de Educação Infantil Girassol (CEIG) e mais de 300 jovens em diferentes programas, como Jornada Ampliada, Atividades Educativas (dança, artes plásticas, canto, esportes, informática, apoio pedagógico) e em Cursos de Aprendizagem (Serviços Bancários, Tecnologia da Informação, Logística e Serviços Bancários, Financeiros e Comerciais). São servidas 43.000 refeições/mês.
IDES: 244 anos semeando amor.