Comunidades

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANA EM SANTA CATARINA: MAR, HISTÓRIA,PATRIMÔNIO,LITERATURA E IDENTIDADE - de 18 a 20 de abril.

Objetivo: Congregar historiadores, cientistas, jornalistas e escritores num debate plural sobre as questões históricas e culturais referentes a presença açoriana em Santa Catarina desde 1748, as questões oceanográficas e de desenvolvimento sustentável sobre o “mar que nos une” e a produção literária nas duas margens atlânticas.

CONGRESSO INTERNACIONAL DOS 270 ANOS DA PRESENÇA AÇORIANAEM SANTA CATARINA: MAR, HISTÓRIA,PATRIMÔNIO,LITERATURA E IDENTIDADE - de 18 a 20 de abril.

Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, Patrimônio, História e Literatura. Data: 18,19 e 20 de abril de 2018

Realização: Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
Academia Catarinense de Letras

Importante evento que celebra os 270 anos da chegada dos açorianos em Santa Catarina, o Congresso Internacional dos 270 Anos da Presença Açoriana em Santa Catarina: Mar, Patrimônio, História e Literatura, se caracteriza por seu caris acadêmico e científico. Promovido pelas centenárias entidades - o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Academia Catarinense de Letras. Será realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, Brasil.
A programação contempla uma visita à locais de Referência Cultural Açoriana, no dia 18, a antiga Freguesia de São Miguel da Terra Firme, ao Museu Etnográfico Casa dos Açores de Santa Catarina, em Biguaçu (continente) e ao Centro Histórico da Freguesia de Santo Antônio de Lisboa, na ilha de Santa Catarina.
No dia 19 e 20 acontecerão as conferências e Mesas Redondas com jornalistas, escritores professores e pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha.
São esperados: o Professor Doutor Artur Teodoro de Matos da Universidade Nova de Lisboa, a Professora Doutora Gilberta Rocha da Universidade dos Açores, Professor Doutor Angel Espina Barrio, da Universidade de Salamanca.Professor Doutor José Carlos Gentili (Academia de Letras de Brasília. Nomes relevantes da literatura dos Açores e do Brasil como Alamo de Oliveira, Luiz Antônio de Assis Brasil, Deonísio da Silva, Paulo Scott, Mário Hélio Lima, Celestino Sachet e Amilcar Neves. Historiadores e arquitetos da área do Patrimônio Cultural de Santa Catarina: Vanessa Pereira, Dalmo Vieira e Betina Adams. Contará também com a presença de autoridades do Brasil e Portugal: o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro, que abrirá o congresso, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro, o Dr.José Andrade, chefe de Gabinete de PDL integram uma comitiva com dezesseis representantes do executivo e legislativo dos Açores. Autoridades Catarinense.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.acores270.org.
Até o dia de hoje, 15 de abril, temos 256 inscrições e trinta palestrantes.