COVID-19

521 casos suspeitos aguardam análise laboratorial (Vídeo)

O aumento do volume de casos deve-se ao envio das amostras biológicas que não são do HDES para o laboratório da ilha Terceira.

© Lusa

As amostras já se encontram no Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do HSEIT. Os resultados serão conhecidos ao longo do dia de hoje e comunicados amanhã.

Os referidos resultados irão dar a conhecer se existem novas cadeias de transmissão, nomeadamente, no Hospital do Divino Espírito Santo e, consoante a existência de novos casos positivos, poderão ser feitas alterações ao plano de contingência desta unidade hospitalar.
O serviço que tinha sido anteriormente encerrado, no HDES, já reabriu com a saídas dos seus profissionais de saúde da quarentena.

Tiago Lopes esclareceu que todo o material que chegou à região, vindo da China, não apresentou qualquer tipo de anomalia, ao contrário do que se tem registado noutros países que procederam à mesma importação. 

Dos 278 casos suspeitos comunicados de ontem: quatro obtiveram resultado negativo e 274 aguardam colheita e/ou resultado. 

Até às 00h de hoje foram sinalizados 389 novos casos. Já se conhecem os resultados de 141 casos negativos e de um positivo que se refere a um utente de 56 anos, do sexo masculino, que estava hospitalizado no HDES. Destes 389 ainda estão a aguardar colheita e/ou resultado 247 indivíduos.

A região mantém 2076 vigilâncias ativas e 521 casos suspeitos. 

RTP/Açores