COVID-19

Covid-19: primeiro óbito nos Açores (Vídeo)

O indivíduo de 90 anos já estava internado desde meados do mês de março no Hospital do Divino Espírito Santo, com prognóstico reservado.

O internamento, no mês passado, não esteve relacionado com o novo Coronavírus, dado que a situação clínica do doente já era reservada. A infeção da Covid-19 foi contraída no Hospital do Divino Espírito Santo, não tendo o indivíduo desenvolvido complicações sintomatológicas relacionadas com a pandemia.

Existem mais dois casos recuperados, na ilha Terceira, são ao todo três os doentes infetados pela Covid-19 que já registaram duas análises laboratoriais negativas. Atualmente são 68 os casos positivos ativos nos Açores.

Dos 50 casos suspeitos anunciados ontem foram registados 28 casos negativos - 10 dos quais eram profissionais de saúde -, um caso positivo e 21 aguardam colheita e/ou resultados.
O caso positivo tem histórico de viagem recente ao exterior da região e estava em quarentena obrigatória.

Até às 00h de hoje foram sinalizados 221 casos suspeitos, 25 já foram dados como negativos - cinco referem-se a profissionais de saúde do HDES e um profissional de saúde do lar do Nordeste. Os restantes 196 aguardam colheita e/ou resultado.
Existem, no momento, 217 casos suspeitos na região e 2889 vigilâncias ativas.
Tiago Lopes justifica o avolumar de casos suspeitos devido ao caso positivo do Nordeste.

Mantém-se os 14 internamentos nos três hospitais da região e os cinco doentes em cuidados intensivos.

RTP/Açores