COVID-19

Covid-19: um caso positivo e um óbito (Vídeo)

Tiago Lopes anunciou um caso positivo no dia de hoje conhecido depois de ter sido publicado o comunicado da Autoridade Regional da Saúde.

Foi anunciado, em comunicado, o terceiro óbito, nos Açores. Os dois registados anteriormente foram associados a outras patologias não relacionadas com a Covid-19, ao contrário deste último caso. Faleceu no HDES, local onde foi infetado. Tratava-se de um utente do lar do Nordeste.

Dos 162 casos suspeitos anunciados ontem, registaram-se 143 resultados negativos e 19 ainda aguardam resultados e/ou colheita.
Até às 00h foram sinalizados 197 casos suspeitos, dos quais 103 apresentaram resultado negativo, um caso positivo, registado ao início da tarde despois do comunicado da Autoridade Regional de Saúde. Trata-se de um contacto próximo relacionado com a estrutura residencial para idosos do Nordeste. Os restante 93 aguardam colheita e/ou resultado,

A região regista 111 casos suspeitos e 3086 vigilância ativas.
Estão 13 utentes em internamento hospitalar, cinco em cuidados intensivos: dois no HDES e 3 no HSEIT. Os restantes 56 doentes encontram-se em internamento domiciliário.

Nos números da região fazem também parte os três casos recuperados e os três óbitos.

O cidadão que havia infringido a lei ao viajar infetado desde o continente português para os Açores também já se encontra recuperado, não fazendo parte dos números regionais.

Os indivíduos que terminam agora a quarentena nas unidades hoteleiras vão ser testados antes de irem para o domicílio.

Mesmo as ilhas que não têm casos positivos não poderão regressar à normalidade.
Como existem transmissão local em algumas ilhas da região, e continuam a haver voos inter-ilhas, não será possível, para já, regressar à normalidade social e empresarial.

A curva, nos Açores, tem-se demonstrado achatada e não demasiado ascendente, o que é positivo, mas implica uma maior durabilidade do surto na região.

RTP/Açores