COVID-19

Mais quatro casos de covid-19 nos Açores (Vídeo)

Depois do comunicado da autoridade de saúde anunciar três casos positivos até às 00h, Tiago Lopes deu a conhecer mais um, detetado ao longo do dia, que se refere a um utente do lar de idosos do Nordeste, em São Miguel.

Dos 110 casos suspeitos registados ontem, 72 apresentaram resultado negativo, três foram detetados como positivos: dois referentes à cadeia de transmissão secundária da Povoação e um da ilha do Pico com histórico recente de viagem. Os restantes 35 aguardam resultados e/ou colheitas.

Atá às 00h foram sinalizados 30 casos suspeitos, dos quais 14 já têm resultado negativo e 1 positivo do lar de idosos do Nordeste. Este caso está também relacionado com a cadeia secundária da Povoação. Terá sido infetado através de um contacto com um profissional de saúde do Hospital do Divino Espírito Santo e posteriormente transferido para a estrutura residencial para idosos.
O lar estará fechado até a Autoridade Regional de Saúde verificar se existem mais casos.
A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel montou um centro de colheitas no Nordeste de forma a agilizar o processo de recolha de análises biológicas a quem tem mobilidade para se deslocar.

Dos 30 casos suspeitos até às 00h de hoje, 15 aguardam colheita e/ou resultados. Assim sendo, estão registados até ao momento 50 suspeitos, na região.
Encontram-se em vigilância ativa 2898 pessoas.

Existem 15 internamentos hospitalares, mantendo-se as cinco pessoas em cuidados intensivos. Neste número não está contabilizado o indivíduo do sexo masculino, infetado pelo novo Coronavírus, que defraudou a lei ao viajar do continente para São Miguel. O Governo Regional irá apresentar queixa-crime contra este passageiro que chegou aos Açores no passado domingo.

Tiago Lopes disse ainda que as cadeias de transmissão do Pico, da Terceira e uma de São Miguel estão, para já, fechadas.

RTP/Açores