Cultura

Centenário da Ordenação de D. José da Costa Nunes (Vídeo)

Faial assinala centésimo aniversário da ordenação episcopal do cardeal D. José da Costa Nunes, natural da ilha do Pico. A homenagem, promovida pela ouvidoria da Horta, contou com uma exposição no Museu de Arte Sacra, e com uma conferência proferida pela professora Susana Goulart Costa.

Foi o primeiro evento realizado na igreja do Carmo, depois da sua classificação como monumento regional.

Organizado pela Ouvidoria da Horta, o programa comemorativo do centenário da ordenação episcopal de D. José da Costa Nunes, incluiu uma conferência sobre o cardeal, que nasceu na Candelária do Pico em 1880, no seio de uma família modesta, com elevada sensibilidade cristã.

Com décadas de episcopado em terras do Oriente, onde deixou um vasto legado, D. José da Costa Nunes não teve um percurso fácil como bispo de Macau e Patriarca das Índias.

Em 1962 é elevado a Cardeal pelo Papa João XXIII, percurso que está documentado nas peças que compõem a exposição temporária, patente no Museu de Arte Sacra da cidade da Horta.

Uma mostra composta pelo acervo do cardeal, que se encontra a cargo das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, da Candelária do Pico.

Telejornal