Cultura

Filme "Flores" distinguido na Suiça

O filme "Flores", de Jorge Jácome, foi distinguido com o Promotional Award da Competição do Internationale Kurzfilmtage Winterthur, na Suíça, anunciou hoje a agência Portugal Film.

Filme Flores distinguido na Suiça


"Este é já o quarto prémio que o filme recebe, depois dos que recebeu em Portugal, na Croácia e Espanha", refere a mesma fonte.

A curta-metragem "Flores" acontece num cenário de crise natural nos Açores, provocada por uma praga de hortênsias.

Fundado em 1997, o Festival de Curtas de Winterthur é o mais importante dos festivais do género na Suíça e um dos mais prestigiados a nível mundial, cabendo-lhe as nomeações suíças para os prémios BAFTA e OSCAR de melhor curta metragem.

De acordo com a agência, o valor do prémio Promotional Award é de 10.000 francos suíços (cerca de 8.609 euros, à taxa de câmbio atual), tendo o júri da competição considerado o filme "um trabalho excecional que combina elementos de 'mockumentary', crítica sócio-política e considerações ecológicas agrupadas em torno da representação tátil e humanista de uma relação".

Refere também que o júri "ficou ainda impressionado com a singularidade da voz do realizador e do seu forte olhar cinematográfico".

Lusa