Desporto

Santa Clara regressa aos lugares de subida (Vídeo)

Vitória sobre o Famalicão recoloca os encarnados de Ponta Delgada por troca com o Arouca que empatou em Matosinhos.

Um Santa Clara com pressa de ganhar cedo arrumou a questão da luta pela conquista dos três pontos no confronto caseiro com o Famalicão. Antevendo dificuldades frente a um antagonista que está tranquilo na classificação, os açorianos entraram a pressionar e madrugaram na obtenção do primeiro golo que lhes abriu caminho para o triunfo.

A penalidade cometida por Jorge Miguel sobre o irrequieto Fernando deu a oportunidade de Osama abrir o marcador, mas a vantagem teve efeito contrário pois o Santa Clara intranquilizou-se nos minutos seguintes e Vítor Alves viu-lhe perdoada a expulsão por falta grosseira sobre Jaime Poulson.

Só a partir dos vinte minutos é que os pupilos de Carlos Pinto retomaram as rédeas da partida e coroaram esse bom momento com a obtenção do segundo golo numa boa jogada de Pacheco que culminou com o cruzamento milimétrico para a cabeça de Clemente.

A partir daqui não se viu mais Famalicão no processo ofensivo que, reduzido a dez elementos durante praticamente todo o segundo tempo, viu o Santa Clara desperdiçar a possibilidade de poder avolumar o resultado porque os locais também se focaram mais em gerir o resultado em função do tempo que faltava jogar.

Com os três pontos somados na partida da 35.ª jornada do campeonato da II Liga, o Santa Clara (60 pontos) regressou ao segundo lugar da classificação, por troca com o Arouca (59 pontos) que empatou a dois golos no terreno do Leixões. Penafiel (58) e Académica (57) seguem nas posições seguintes na corrida pela subida à I Liga.

Acácio Mateus