Economia

Açores: nova lei que regula o exercício da pesca à linha entra hoje em vigor

Entra hoje em vigor a nova lei que regula a pesca à linha para as espécies de grande profundidade.
Ao fim de 6 anos, o Governo dos Açores decidiu rever a regulamentação em vigor e definir o limite nas 3 milhas para embarcações que não pertençam à própria ilha.



Na origem desta decisão, esteve a polémica entre os pescadores das ilhas maiores e das mais pequenas: foram os pescadores das ilhas de menor dimensão que começaram por levantar o problema, denunciando, na altura, que os profissionais de São Miguel e da Terceira não respeitavam o limite reservado para as embarcações de pesca local.

Desta feita, pediram ao Governo para definir o limite nas seis milhas, mas o Executivo fixou em 3, uma decisão que José António Fernandes, Presidente da Associação de Armadores da Ilha do Pico, aceita, mas vai aguardar, para ver se ela é respeitada.

Por sua vez, os pescadores das ilhas que pretendiam um limite mais vasto, reagem com desânimo e preocupações às novas regras que hoje entram em vigor.

Apesar de toda a discussão pública que se tem assistido nos últimos meses, os pescadores ainda precisam de ser esclarecidos sobre o novo decreto regulamentar, que afecta, principalmente, os que pescam com palangre, entre as várias ilhas açorianas.

Bárbara Almeida / Carlos Tavares.