Economia

16 milhões de euros pagos pela União Europeia aos Açores

Os Açores são a primeira região do país a pagar investimentos, no âmbito do novo quadro de referência estratégica, ou seja, o Quadro Comunitário 2007 / 2013

16 milhões de euros pagos pela União Europeia aos Açores
O anúncio foi feito hoje pelo Vice-Presidente do Governo regional, Sérgio Ávila, que garantiu que, dos 58 projectos já apresentados, 35 estão aprovados e já foram, pagos 16 milhões de euros.

As 58 candidaturas apresentadas pelos Açores ao Programa Proconvergência, representam 17 por cento dos fundos disponíveis, ou seja, 207 milhões de euros de investimento global, assegurando o FEDER 162 milhões dessas candidaturas, 35 das quais já foram aprovadas, estando já pagos 16 milhões de euros.

Sérgio Ávila adiantou que as 58 candidaturas representam 28 projectos do Executivo, 19 das Câmaras Municipais, quatro das Câmaras do Comércio dos Açores, dois das Administrações portuárias, um da Universidade dos Açores e outros quatro de entidades diversas.

O Vice-Presidente do Governo garantiu ainda que, até ao final do ano, a Região autónoma vai aproveitar, na totalidade, os 860 milhões de euros do PRODESA, no âmbito do anterior quadro comunitário de apoio.

Desta forma, segundo Sérgio Ávila, os Açores serão a primeira região do país a aproveitar, na íntegra, os fundos comunitários.

Rui Messias / Carlos Tavares