Economia

Açores terão televisão digital terrestre em Abril de 2009 garante Zeinal Bava (vídeo)


O Presidente da Portugal Telecom garantiu Segunda-feira, em Ponta Delgada, que a Televisão Digital Terrestre vai chegar aos Açores em Abril de 2009, na mesma data em que arranca no Continente.

Açores terão televisão digital terrestre em Abril de 2009 garante Zeinal Bava (vídeo)

Zeinal Bava admitiu que o projecto deverá começar nas ilhas mais populosas, mas explicou, numa entrevista ao Telejornal da RTP/Açores, que a empresa tem um projecto para estender a TDT ao território regional em 12 meses.

A administração da Portugal Telecom lançou em S. Miguel o serviço IPTV que permite, via linha telefónica de cobre, aceder a televisão, internet e telefone em simultâneo.

Designado Meo, este serviço - na sua componente de televisão - chega a quatro mil lares açorianos via satélite.

A empresa espera conquistar 50 por cento do mercado regional.

À saida dum encontro com o Secretário Regional da Habitação, José Contente, o Presidente do Conselho de Administração da PT explicou, por outro lado, que foi lançada uma consulta pública para saber o custo da extensão da fibra óptica às Flores e Corvo, um projecto que deverá ser co-fnanciado pelo Governo Regional.

Zeinal Bava assumiu que é necessário eliminar as assimetrias entre os Açores e o Continente e anunciou que a operadora de telecomunicações está empenhada em melhorar a cobertura da rede de telemóveis (3G) e em reforçar a banda larga no arquipélago.





Luciano Barcelos com reportagens vídeo de Vera Santos.