Economia

Agricultores do Porto contra os Açores


Há uma crítica dos Jovens Agricultores do Porto a incidir nos Açores, afirmamdo que se sentem injustiçados pelo governo, devido ao facto de grande parte do aumento da quota leiteira portuguesa vir oara a Região autónoma dos Açores


A Associação Jovens Agricultores do Porto afirma que, desta forma, continuará sem ser atribuída no Continente a  quota de reserva que, muitos jovens agricultores continentais esperam.

No entender da Associação, se o Governo pretendia dar um aumento de quota aos Açores, devia pedi-la especificamente para esse fim, e não tirá-la do bolo nacional.

Face a esta crítica, Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, reage, dizendo que o Governo mais não fez do que corrigir uma injustiça que existia, em relação à região autónoma, adiantando que os lavradores do Porto não têm razão de queixa, porque houve quota à venda no Continente e quem a comprou foram os açorianos.

Jorge Rita está hoje em Lisboa para tomar posse como membro da direcção alargada da CAP-a Confederação dos Agrícultores Portugueses, sendo este um lugar para defender os interesses dos Açores.

Margarida Pereira / Carlos Tavares