Economia

Deputado Paulo Casaca alerta para crise nas Pescas

O deputado Paulo Casaca desafiou a Comissão Europeia a anunciar medidas que possam dar resposta à crise do sector das pescas, na Europa

Deputado Paulo Casaca alerta para crise nas Pescas

O parlamentar socialista referiu que um dos problemas está no facto de alguma pesca não respeitar as normas de sustentabilidade, uma questão que os pescadores estão a enfrentar.

O Parlamento Europeu discutiu também algumas decisões que mandatam os Estados que têm actividades relacionadas com os fundos marinhos a empenharem-se na protecção dos ecossistemas vulneráveis, designadamente, recifes, corais de profundidade, fontes hidrotermais e esponjas de profundidade, através da eliminação de técnicas de pesca destrutiva.

Consagra ainda princípios há muito defendidos pelas autoridades regionais e pelas comunidades científica e piscatória dos Açores.

Paulo Casaca lembrou que a protecção destes ecossistemas há muito tempo que era feita pela Região Autónoma dos Açores, apesar de ter sido posta em causa, temporáriamente, pelas instituições europeias, acabando esta, depois, por aceitar os argumentos açorianos, neste domínio específico, propondo a reposição da proibição do arrasto de fundo, na Zona Económica Exclusiva dos Açores.

Em cima da mesa esteve também o declínio da população das tartarugas selvagens, assunto em que a Comissão Europeia recusou aceitar as conclusões da comunidade científica da Região, que apontam para as consequências negativas para aquela espécie em risco de extinção, a partir da abertura parcial das águas dos Açores à pesca dos palangreiros de superfície.

Carlos Tavares