Economia

Governo dos Açores inaugura Hotel na Graciosa no dia em que 6 unidades hoteleiras são certificadas com "A Chave Verde"

O Governo Regional dos Açores inicia hoje uma visita estatutária à ilha Graciosa, e vai estrear o primeiro hotel da ilha, oficialmente inaugurado amanhã.

Governo dos Açores inaugura Hotel na Graciosa no dia em que 6 unidades hoteleiras são certificadas com A Chave Verde

Trata-se de um hotel de 4 estrelas - o Graciosa Resort and Business - que mais do que duplica a capacidade hoteleira da Graciosa.

O novo hotel recebe, no entanto, já hoje os primeiros ocupantes, a comitiva governamental, precisamente no dia em que seis unidades hoteleiras dos Açores são certificadas com "A  Chave Verde", galardão que previlegia a qualidade ambiental.

A Região Autónoma dos Açores fica em segundo lugar, a nível do país, sendo a primeira a Região Centro, com sete galardões.

Os distinguidos nos Açores são o "Hotel Confort Inn", em Ponta Delgada, as unidades de turismo em espaço rural - A "Abegoaria", em São Roque, ilha do Pico, a "Casa da Torre", nas Lajes do Pico, as " Casas D`Arramada", a "Quinta das Buganvílias", na Horta, e "A Quinta do Martelo", na ilha Terceira.

Para o director regional do Turismo, Miguel Cymbron, a atribuição da "Chave Verde" é mais um contributo para cimentar a qualidade do turismo dos Açores, nos mercados internacionais, referindo ainda que essa distinção obedece a regras muito rígidas e é um processo continuado de avaliação, durante o ano inteiro.

Apesar da crise financeira, o director do Turismo dos Açores diz-se satisfeito com a forma como o sector está a reagir, tendo-se registado, no primeiro trimestre deste ano, um bom resultado no ranking nacional.

Luís Costa / Carlos Tavares.