Economia

Os Açores são uma espécie de oásis da Península Ibérica, no sector dos combustíveis


O Presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis ( ANAREC), Augusto Cymbron, considerou hoje que os Açores são uma " espécie de oásis ", na Península Ibérica, ao praticar preços mais baixos do que em Portugal Continental e na Espanha

Os Açores são uma espécie de oásis da Península Ibérica, no sector dos combustíveis

Augusto Cymbron explica que este milagre dos combustíveis só é possivel porque o Governo regional controla o preço de venda para que a gasolina, por exemplo, possa ser vendida ao mesmo preço nas nove ilhas do arquipélago.

O Governo açoriano diferencia a aplicação do Imposto sobre Produtos Petrolíferos em cada ilha , para obter um valor de venda uniforme, na região autómoma.

Os açorianos- adianta- têm enormes constrangimentos, devido à insularidade e, se não fossem abrangidos por alguns mecanismos compensadores, em alguns aspectos, o custo de vida nas ilhas seria insuportável.

Por sua vez, o Secretário da Economia, Duarte Ponte, revela que o Executivo utiliza a forma que era usada no Continente e na Madeira, antes da liberalização dos preços dos combustíveis, assegurando que, se assim não fosse, seria ruinoso para um arquipélago disperso e com cerca de 242 mil habitantes.

Carlos Tavares