Economia

Pescadores açorianos em dificuldades


A SATA, transportadora aérea regional, encontrou forma de contornar a suspensão do abastecimento das aeronaves, o mesmo já não se pode dizer, relativamente aos pescadores açorianos: não conseguem exportar o peixe, devido ao bloqueio dos camionistas, no Continente, e, por isso, estão a deixar de ir ao mar

Pescadores açorianos em dificuldades

Os pescadores açorianos deixaram de ir ao mar, o que pode levar à falta de peixe no arquipélago, antes do fim-de-semana, até porque, já hoje, muitas caixas de pescado ficaram por vender.

Na manhã de hoje, mais de 200 caixas de peixe ficaram por vender na lota de Ponta Delgada.

Barcos carregados de peixe nos portos da Horta e da Praia da Vitória também estão com dificuldades em escoar o produto e, por isso, a Federação das Pescas, deixa a recomendação para os pescadores não irem pescar.

Assim, as capturas serão reduzidas, nos próximos dias.

Liberato Fernandes, da Federação de Pescas, prevê alguma falta de peixe nos Açores, já no próximo fim-de-semana, se, entretanto se mantiver a paralisação dos camionistas continentais.

Mesmo assim, a Federação compreende a posição dos comerciantes que recusam comprar pescado, se, de facto, não o conseguem comercializar no exterior.

Lília Almeida / Carlos Tavares