Economia

Portugal não aproveitou ainda a maioria do potencial que o Mar oferece


A opinião é do secretário de estado dos Assuntos do Mar, que está a participar, na cidade da Horta, num Seminário sobre a Política Marítima Europeia.

Portugal não aproveitou ainda a maioria do potencial que o Mar oferece

A figura principal do encontro é Joe Borg, Comissário Europeu do Mar e das Pescas, que também apelou para novas formas de gestão do fundo do Mar.

O Comissário insiste na necessidade da gestão sustentável dos recursos marinhos nos mares da Europa e aproveitou a ocasião para elogiar a gestão responsável que os Açores fazem das suas águas, mas entende que há outros recursos marinhos que não estão a ser, devidamente, aproveitados.

Essa opinião foi também partilhada por Mira Gomes, secretário de estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar que, no seu entender, Portugal ainda não conhece todo o potencial das suas águas.

Mas, o Governo açoriano parece mais preocupado com a gestão dos recursos piscatórios: o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, afirma que são necessárias políticas de gestão diferenciadas, que preservem as águas açorianas, das frotas de pesca estrangeiras.

Ricardo Freitas / Carlos Tavares