Economia

Três alunos da Escola Hoteleira de Ponta Delgada vão participar no concurso "Olivier Reollinger, para a preservação dos recursos do mar" (Vídeo)

As provas realizam-se em Paris e Valência. Os alunos açorianos vão levar a concurso pratos de veja e atum.

© Escola de Formação Turística e Hoteleira

O Concurso "Olivier Reollinger, para a presevação dos recursos do mar", pretende promover a cozinha saborosa e responsável. O objetivo é que os cozinheiros aprendam a preservar os recursos marinhos.

Henrique Sousa tem 23 anos e é de Santa Maria. Tirou o curso de "Cozinha e Pastelaria" na Escola Hoteleira de Ponta Delgada. Hoje é cozinheiro no restaurante da própria escola. Foi um dos selecionados da categoria "profissional" para prestar prova na Escola Ferrandi em Paris, a 24 de abril.

Na categoria "estudantes" foram selecionados dois alunos desta escola, que vão estar em prova a 2 de junho, na Escola de Hotelaria Ecotur, de Valência, em Espanha.

Filipe tem 18 anos e é de São Jorge. Cada vez que vai de férias deixa-se inspirar pela ilha e pelos seus sabores. O jovem foi apanhado de supresa quando soube que estava selecionado para o concurso, mas garante estar pronto para a competição.

Tal como Filipe, Liliana está no segundo ano do curso, mas não é novata nas competições. O ano passado participou no concurso "jovem talento" a nível nacional na prova de pastelaria. Agora, aventurou-se pela cozinha.

A escola tem sido representada em vários eventos a nível nacional e internacional. O objetivo é continuar a elevar a qualidade de ensino e captar mais alunos.

Os prémios do concurso são entregues a 8 de junho, Dia mundial dos Oceanos.

Telejornal, RTP-Açores