Eventos

Conferência sobre o Estado do Maranhão e Pará na Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo

 Sexta-feira, 27 de novembro, pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt, tem lugar uma conferência, promovida pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, em parceria com o Centro de História Além-Mar.



A conferência versará a importância e a especificidade das rotas atlânticas para o entendimento da formação do Estado do Maranhão e Pará, região que corresponde, aproximadamente, à Amazónia brasileira, no século XVII.

O ciclo de conferências "Oceanos de Histórias: novos caminhos da história do Atlântico" visa ilustrar alguns dos rumos actuais da historiografia, buscando divulgar uma nova perspectiva sobre a história do mundo atlântico português e, inevitavelmente, da sua dimensão insular.

A comunicação da Rafael Chambouleryon abordará o facto de, ao contrário das outras conquistas portuguesas na América, as interacções atlânticas da região amazónica se terem consolidado no que se poderia chamar Atlântico equatorial e Atlântico norte.

Neste contesto, os arquipélagos atlânticos - Açores, Madeira e Cabo Verde - ganharam uma importância singular, não só como entreposto para a navegação entre a região amazónica e o reino, mas, igualmente, como fornecedores de povoadores, soldados e escravos para a conquista.

Carlos Tavares com GaCs