Eventos

Ilha do Faial: inaugurada exposição sobre os 100 anos de República


O PCP /Açores inaugurou no Centro de Exposições da cidade da Horta, nas antigas instalações do Banco de Portugal, uma exposição intitulada "A Revolução Republicana de 1910 na História da Luta do Povo Português".


Na inauguração, o Coordenador Regional do PCP, Aníbal Pires, assinalou o facto de "esta ser uma exposição que, para além de intenção pedagógica, transporta a visão e os valores próprios do PCP na sua análise da realidade histórica".

"Não temos da República uma visão triunfalista e asséptica" - disse o líder comunista - "pelo contrário, sabemos apontar-lhe os seus limites e insuficiências, sem que com isso diminuamos o seu extraiordinário papel nas longa luta do Povo Português pela Liberdade".

Também José Decq Mota, outro dirigente do Partido Comunista Português, falou para referir "a importância simbólica acrescida daquele acto, ao decorrer na cidade em que nasceu o primeiro Presidente da República" e, defendeu, que "a recuperação da Casa Manuel de Arriaga e a sua transformação num centro museológico e de estudos sobre a República, causa pela qual o PCP de há muito se bate, devem decorrer com celeridade".

A exposição está patente ao público na cidade da Horta até ao dia 15 de Outubro, todos os dias, das 15h00 às 19h00.

Carlos Tavares com Nota de Imprensa do PCP