Eventos

Povoação: Mostra de Alfaias Agrícolas em destaque no Museu do Trigo

Tendo como objectivo recriar uma ambiência do passado no cultivo do trigo, mostrando algumas das técnicas e instrumentos que os nossos antepassados dispunham, designadamente, para trabalhar a terra, o Museu do Trigo, no concelho da Povoação, ilha de São Miguel, mantém em exposição, até 29 de Outubro, uma mostra sobre esta temática.


Arado, quarta, meia quarta, alqueire, aguilhada, grade, foice e canga, são, apenas, alguns exemplos dos vários instrumentos de trabalho que poderão ser vistos na referida mostra, para além de outros que já fazem parte da exposição permanente do Museu.

O cultivo do trigo assumiu, em tempos, um forte peso na economia da município povoacense, chegando mesmo a abastecer parte do Continente português e as praças do Norte de África.

O Engenho, edifício actualmente designado por Museu do Trigo, foi contruído por volta de 1854, para servir, essencialmente, a actividade cerealífera do concelho da Povoação e também do Nordeste, ilha de São Miguel.

A exposição de Alfaias Agrícolas poderá ser visitada no Museu, das 09h00  às 17h00, durante a semana, e das 11h00 às 14h30 aos fins-de-semana.

Carlos Tavares com Nota Informativa da Câmara Municipal da Povoação