Eventos

Belaurora assinala 25 anos com concerto em Ponta Delgada


O Grupo de Cantares Belaurora, das Capelas, vai assinalar 25 anos de existência com um concerto na Praça do Município de Ponta Delgada.

Belaurora assinala 25 anos com concerto em Ponta Delgada

Este concerto, integrado no programa da sétima edição das Grandes Festas do Espírito Santo, realiza-se na próxima sexta-feira, pelas 21h30.
O Grupo de Cantares Belaurora, surgiu, nas Capelas, na sequência de uma Acção de Educação Permanente e de um pequeno curso de Noções Elementares de Música. Foi a 17 de Maio de 1985 que nasceu este grupo de cantares que, um mês depois, fez a sua primeira apresentação pública. Durante os restantes meses do ano, o Belaurora fez mais de duas dezenas de actuações.
Em 1987, ano em que o Belaurora realizou mais de 60 actuações no arquipélago e fez a sua primeira actuação fora dos Açores (na Festa do Vinho, na Madeira), o grupo lançou o seu primeiro trabalho discográfico - “E do velho se faz novo!”.
Mantendo, em média, cinquenta actuações anuais, o grupo dedica a sua actividade à recolha, pesquisa, estudo, preparação e divulgação da música tradicional de todas as ilhas dos Açores, incluindo no seu vasto repertório cerca de uma centena de “modas” açorianas e alguns temas originais.
Sendo totalmente constituído por músicos amadores, este grupo tem uma média anual de cinquenta actuações.

António Gil com Gabinete de Imprensa da Câmara de Ponta Delgada