Eventos
Circom: Projecto/Açores: prática de vídeo e jornalismo
Depois do último encontro da Circom nos Açores, no inicio do ano, resultou a ideia de uma formação em vídeo jornalismo, envolvendo repórteres de vários países.
© Foto: Carlos Tavares
O Projecto Açores envolve profissionais de vídeo jornalismo da CIRCOM, Associação das Televisões Públicas Europeias, e que se encontram no arquipélago para a prática de nova produções e iniciativas.
Durante uma semana, e dando formação aos profissionais da RTP /Açores, os jornalistas estrangeiros vão produzir dois novos conteúdos, cada um, para serem emitidos pelas suas empresas de origem e também pela RTP/Açores.
Os conteúdos e as histórias produzidas terão origem nas realidades açorianas, nomeadamente, nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.
O Projecto vídeo jornalismo dos Açores é uma iniciativa da RTP /Açores com o apoio da CIRCOM, sendo financiado pela secretaria da Presidência, através do programa "Açores Região Europeia 2010".
Alenka Pogacnik, da Eslovénia, vai realizar peças sobre a energia verde, ou seja, as energias renováveis, produzidas pelos fluídos geotérmicos e vento e ainda sobre a observação de cetáceos.
Nadezdha Vasileva, da Bulgária, abordará temas referentes aos roteiros históricos e à obervação de cetáceos, enquanto o trabalho de Sorem Kraglund, da Dinamarca, versará a vivência dos dinamarqueses na Região.
Peter Ormos, da Hungria, vai realizar um trabalho sobre a indústria das pescas, vinhos e transportes inter-ilhas.
Gordan Zvanovic, da Croácia, tem como objectivo trabalhos sobre a vulcanologia, aves e touradas, enquanto Albin Xharra, do Kosovo, se debruçará sobre as tradições culturais e o turismo.
Por sua vez, Jerzy Boj, de Copenhagen, tem a seu cargo as condições climatéricas, a pesca, orquestras e tradições.
Adam Cselleng, da Hungia, está a preparar reportagens sobre o vinho, observação de cetáceos e túneis basálticos.
Carlos Tavares