Eventos

Dia da Terra: nos Açores cuidados redobrados

Dia da Terra lembrado também nos Açores

Dia da Terra: nos Açores cuidados redobrados

O nosso planeta, a Terra...

O Dia da Terra é essencialmente, um dia de reflexão sobre a realidade que afecta o planeta e também uma ocasião para se dar mais atenção aos valores que estão a ser implementados, no sentido da defesa das causas ambientais.

Na actualidade, mais do que em anteriores gerações, nunca se falou tanto dos cuidados que todos - países, empresas, instituições e cidadãos - devem ter em relação à Mãe Natureza, não esquecendo a vertente educacional ou seja, o que se deve aprender em casa e nas escolas sobre o respeito pelo meio natural que nos rodeia.

Trata-se não só de um problema que diz respeito aos ambientalistas, que, como é lógico, defendem, no arquipélago cuidados redobrados, embora não considerem que nos Açores se viva um quadro negro (de qualquer forma, preocupante) mas também um exercício individual de cidadania.

Nos Açores, este dia foi assinalado com uma sessão de sensibilizazão, subordinada ao tema " Um Olhar sobre o Ambiente" e em que participou o biólogo João Paulo Constância, e que teve lugar na sede do Teatro Alpendre, em Angra do Heroísmo.

A iniciativa destinou-se aos alunos do 10º ao 12º ano das escolas secundárias e profissionais da ilha Terceira, com o objectivo de proporcionar uma reflexão sobre questões ambientais e desenvolvimento sustentável, relativamente ao ambiente na região, e à consciencialização dos mais jovens, face à defesa do Ambiente, como factor fundamental para a melhoria das condições de vida no planeta, evento que contou com o apoio da presidência do governo regional.

Carlos Tavares